Com o avanço de técnicas e procedimentos, a Odontologia agregou esta pratica inovadora na área estética. Destaque entre as mulheres e homens o desejo em manter a pele jovem, sem rugas e marcas de expressão.
O ácido hialurônico é uma das substâncias presente na pele, e responsável por conferir sustentação, volume e firmeza. Com o passar do tempo e o processo normal de envelhecimento, o ácido hialurônico natural presente na pele regride gradualmente e o organismo diminui a capacidade de reposição dessa substância.
O preenchimento de sulcos e rugas no rosto com ácido hialurônico é uma opção para quem quer atenuar os sinais da idade. O procedimento quase não tem contraindicações e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. Esta técnica consiste em aplicar o ácido com uma seringa, sob a pele, nos locais afetados pelo envelhecimento. O volume facial é recuperado e o resultado é imediato.
Qual é a indicação ?
Indicado para a reposição do ácido hialurônico natural, atenuando o envelhecimento e restabelecendo a harmonia da pele.
As áreas mais frequentemente tratadas pelo cirurgião dentista são as rugas entre o nariz e a boca (popularmente conhecidas como bigode chinês), rugas ao redor da boca e lábios melhorando o seu contorno.
Como é o Tratamento ?
O tratamento é feito no consultório e dura em média 30 minutos. A pele é adequadamente higienizada e logo é feita uma anestesia para que o paciente não sinta absolutamente nada.
O ácido hialurônico é injetado logo abaixo da pele e serve para suavizar linhas de expressão, rugas, cicatrizes e outras imperfeições da pele. O procedimento é bem simples e o paciente não necessita afastar-se de suas atividades diárias.
Após a aplicação recomenda- se gelo local para prevenção de hematomas e uso de pomadas de arnica.
Resultados
O resultado é imediato, com aumento do volume, atenuação das rugas e conferindo um ar de juventude.
A duração do preenchimento varia de acordo com o tipo de pele, da área tratada, do volume injetado, dos hábitos (fumo, exposição ao sol) e dos cuidados com a pele. O tempo médio de duração do preenchimento é de cerca de 6 a 12 meses.
Após o procedimento pode ocorrer ligeiro edema e vermelhidão local, e às vezes, podem ocorrer equimoses, nada grave. Raramente provoca algum tipo de reação alérgica dispensando teste cutâneo prévio.
Existem contra indicações ?
O preenchimento é contraindicado em casos de infecção ativa de pele, gestação e amamentação ou quando se está fazendo algum outro procedimento na pele, recomenda-se aguardar toda a recuperação da pele, para após realizar o preenchimento com ácido hialurônico.
O preenchimento cutâneo não é indicado para pessoas que já tiveram queloides ou algum tipo de doença de pele aguda ou crônica ou algum problema de cicatrização.