A expressão conhecida, “Melhor prevenir do que remediar.”, pode ser utilizada em diversas situações. Em especial para explicar sobre a Odontologia Preventiva.
Práticas simples, que realizadas de maneira adequada previnem as doenças que mais acometem a cavidade bucal, como as cáries dentárias, as doenças periodontais, e também outras mais sérias, como um câncer bucal por exemplo.
Além das doenças mais conhecidas e frequentes, há aquelas que podem iniciar devido às alterações na cavidade bucal, inclusive, doenças cardiovasculares que podem ser evitadas se a saúde bucal do paciente estiver em dia.
Evidente que ninguém quer ficar doente. Além dos incômodos físicos, há os males econômicos. Gastos com medicamentos, tratamentos e até mesmo procedimentos cirúrgicos.
Levando em conta tudo isso, certo que a prevenção é muito mais vantajosa, em todos os aspectos.
Seguindo o que prevê a odontologia preventiva, este post é dedicado a maneiras simples de manter os dentes saudáveis, confira!
Escovação correta dos dentes
Sempre é bom reforçar que a escovação dos dentes seja feita no mínimo três vezes ao dia, pois entre as maneiras mecânicas e quimicas de se prevenir doencas bucais, a ecovação é o meio mecanico mais eficaz e indicado, também, devivo ao êxito na remoção de residuos de alimentos, evitando o acumulo do biofilme dentário, responsavel pela produção de microcolônias de bactérias (placa bacteriana) que resultam na formação das cáries nos dentes, alem da doença periodontal no elo de ligamento dos dentes com a gengiva.
A escovação esta sempre aliada ao uso de cremes ou géis dentais, que são compostos por agentes químicos apropriados, neste caso, fazemos o controle mecânico associado ao controle químico, que utiliza seus agentes diminuindo a atuação das bactérias na cavidade bucal. Para mais informações a respeito, acesse nosso outro port com dicas práticas para manter sua higiene bucal sempre em dia.
Uso do fio dental
O uso do fio dental também faz parte do controle mecânico das doenças bucais, e é uma das maneiras de se manter os dentes saudáveis pela odontologia preventiva. Muitas vezes, a escova dental não alcança todos os locais em que as bactérias estão agindo na cavidade bucal.
E somente o uso do fio dental é que vai evitar que o biofilme dentário se acumule, se fixe no esmalte dentário, e se calcifique. A escovação e o fio dental quebram este ciclo e evitam algumas doenças.
Cuidados com a alimentação
Todos sabemos que o açúcar faz mal aos dentes. Até mesmo as crianças! E não é apenas historia para que não haja o consumo de doces. Há açúcares com potencial de fermentação que em contato com as bactérias alteram o PH do esmalte dos dentes, causando sua desmineralização, e a consequente cárie dentária.
Por isso, recomendamos na odontologia preventiva, uma dieta balanceada. Isso não quer dizer que é proibido o consumo destes açúcares (doces), mas sim, recomenda-se que estes não sejam feitos em horários aleatórios, como no meio da tarde, quando não haverá escovação logo após o consumo.
Visitas regulares ao dentista
Estas práticas simples, realizadas no dia a dia, aliando as consultas regulares ao dentista garantirão o êxito da odontologia preventiva.
Além dessas orientações, em nosso consultório, poderemos verificar se o paciente está procedendo corretamente à escovação e a higiene bucal, e se há necessidade de realizar a limpeza profunda dos dentes, ou ainda algum outro procedimento odontológico que seja mais indicado.
Pois bem, como vimos, a odontologia preventiva é essencial para evitar as doenças bucais.
Se ainda tiver dúvida, entre em contato conosco e agende sua consulta.